Truques e maneiras de cozinhar: Alteração no paladar

ALTERAÇÃO DO GOSTO E DO OLFATO

Pode ajudar a evitar este incômodo:

? Tentar escolher comidas com boa aparência e cheiro agradável.

? Caso o cheiro da comida incomode muito, opte por comprar comida pronta ou peça que outra pessoa cozinhe, desta forma o tempo de contato com a comida e com os cheiros é reduzido.

? Os alimentos em temperatura ambiente ou frios soltam menos cheiro. Por isso, é aconselhável utilizar cremes frios, pratos de carne e peixe a temperatura ambiente ou mesmo frios, etc.

? As carnes vermelhas normalmente criam um gosto desagradável. Podem ser substituídas por outros alimentos protéicos como carnes brancas, ovos, legumes e peixe.

? Cozinhar por expansão; quer dizer, cozimento lento e com água ou caldo, que soltam menos cheiro do que aqueles preparados na grelha, na brasa, no forno, especialmente carnes e peixes.

? Evite cozinhar alimentos com cheiro muito marcante, como couves, certos peixes, aspargos…

? Mascarar os alimentos pouco apetitosos, como a carne ou o peixe, em purês ou cremes para disfarçar seu sabor e cheiro.

? A percepção do sabor é muito pessoal e deve ser respeitada, mas é aconselhável temperar com especiarias suaves, como o manjericão, o hortelã, o orégano, o alecrim, o tomilho, o louro, o funcho, o suco de laranja ou de limão.

? Cozinhar com gelatina permite misturar diferentes alimentos e comê-los frios.

? O gosto metálico pode ser minimizado trocando os talheres habituais por alguns de plástico.

? Colocar mais açúcar ou sal às comidas se não há contraindicação.

? Beber de 2 a 3 litros de água ao dia. Acrescentar suco de limão para melhorar o sabor.

? Manter uma boa higiene bucal. Realizar enxagues com camomila para evitar gostos desagradáveis.


Caso uma comida seja bem tolerada e aceita não importa que seja repetida durante um período de tempo; é importante variar, mas também é importante estar alimentado.

Para lembrar


Evitar os alimentos de aromas ou sabores fortes: café, couve- flor, cebola, carnes vermelhas, vinagrete, alho…

A hidratação é muito importante. Beba água, sucos, caldos ou infusões variadas ao longo do dia. Desta forma a boca permanece sem resíduos e gostos desagradáveis que posteriormente poderiam ser associados a determinados alimentos.

A oferta de infusões é muito ampla. Alguns exemplos são:
- Chá frio com canela e limão
- Camomila com damasco…

CONSELHO

Amaciar a carne e o peixe com suco de frutas, limão, molhos agridoces, vinho, especiarias... é uma boa opção para utilizar os alimentos que normalmente são rejeitados.
Terrine de peixe e camarõezinhos

Misture um pouco de peixe com um punhado de camarõezinhos e uma colherzinha de molho de tomate e outra de molho branco e 1 clara de ovo bem batida. Assar no forno. Obtêm-se uma suave torta de peixe.

Volver